Edivaldo Holanda Júnior deve declarar apoio a Eliziane Gama ao senado

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) deverá declarar apoio à pré-candidatura da deputada Eliziane Gama (PPS) ao Senado Federal. A articulação nos bastidores das eleições está em curso e deverá ser decisiva na escolha do segundo nome que irá compor a chapa para concorrer às duas vagas que estarão em disputa no pleito de outubro próximo.

Além de Eliziane, o grupo que apoia o projeto de reeleição do governador dispões ainda dos nomes de Zé Reinaldo (ainda sem partido) e Waldir Maranhão (Avante), mas os dois parlamentares começam ser descartados enquanto a parlamentar cresce internamente entre os partidos que vão compro a aliança anti-oligarquia Sarney.

Zé Reinaldo, que seria o candidato natural do grupo, entrou em rota de colisão ao se posicionar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, se aproximar do governo golpista de Michel Temer, mesmo contra a orientação da direção nacional do PSB, e, para completar, ainda votou a favor da Reforma Trabalhista que suprimiu direitos da classe trabalhadora.

Eliziane votou também pelo impeachment de Dilma, mas fez autocrítica e recompôs com as partidos de esquerda.

Waldir Maranhão, ex-presidente interino da Câmara Federal após o afastamento do corrupto Eduardo Cunha (MDB) pelo Supremo Tribunal Federal, por sua vez, não consegue decolar e as pesquisas tem revelado a sua falta de capilaridade eleitoral. O PT, que havia prometido apoiá-lo por conta da “canetada” que anulou o impeachment de Dilma, também desistiu do apoio.

Neste cenário, a deputada Eliziane acabou encontrando espaço para se aproximar ainda mais do Palácio dos Leões e, segundo comentários de bastidores, já não descartaria até trocar de legenda para viabilizar sua candidatura ao Senado na chapa do governador, fazendo dobradinha do com o deputado Weverton Rocha, que já está em pré-campanha.

Se a articulação vai vingar? Só o tempo dirá. É aguardar e conferir.

Blog do Jorge Vieira