Prefeita Suely Torres pode pegar três anos de cadeia por corrupção com verba da educação

A prefeita de Matões, Suely Torres e Silva pode pegar de três meses a três anos de cadeia, além do pagamento de multa, perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, por crimes cometidos contra os cofres do município com verbas da educação.

Ela é mãe do deputado federal Rubens Pereira Júnior, do PCdoB, e esposa da raposa ficha suja Rubens Pereira, o Rubão, sinecurado como diretor Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, embora a Lei da Ficha Limpa do Servidor proíba sua nomeação para o cargo. Além de Suely Torres, o secretário municipal da pasta, Oziel Silva Oliveira, também pode ser enquadrado nas mesmas penas.

A prefeita de Matões e secretário municipal de Educação são acusados pelo Ministério Público (MP) do Estado Maranhão de apresentarem prestação de contas irregular e deixarem de publicar instrumento de contratos e seus aditamentos na imprensa oficial.

Na Ação Civil Pública ingressada pelo MP contra a dupla, também foi apontado que houve fragmentação de despesas para reforma e ampliação de escolas em Matões.

De acordo com a promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, autora da ação, as irregularidades cometidas por Suely Torres e Oziel Silva ferem os princípios constitucionais da legalidade, publicidade e da probidade administrativa, causando prejuízo ao erário.

A promotora entrou ainda com pedido de liminar para indisponibilidade dos bens dos dois, no valor da multa de R$ 42.006,12 a ser imposta em caso de condenação.