Secretário Carlos Lula foi o entrevistado do quadro “Sala de Entrevista” desta segunda-feira

 

Secretário Carlos Lula foi o entrevistado do quadro “Sala de Entrevista” desta segunda-feira

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, foi o convidado, desta segunda-feira (21), do “Sala de Entrevista”, quadro exibido, ao vivo, no telejornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia. No bate-papo com o jornalista Juraci Filho, o gestor falou sobre os investimentos da pasta na área da saúde no Maranhão.

Logo no início da entrevista, Lula falou sobre a reforma do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e da construção do Socorrão da Ilha, dois grandes projetos frutos de parceria entre a Prefeitura São Luís e o Governo do Estado, ambos em andamento. Ele adiantou que a reforma do Socorrão II já foi iniciada e que a ordem de serviço para o início das obras do Socorrão da Ilha deve ser assinada até o mês de junho.

“Com a reforma do Socorrão II, teremos mais de 40 leitos, 10 leitos de UTI e quatro salas de centro cirúrgico. Estamos reformando para termos esse equipamento à disposição da sociedade novamente. Ao mesmo tempo, construiremos o Socorrão da Ilha, um grande hospital de urgência e emergência, com 300 leitos, três vezes maior que o Socorrão I. Vamos solucionar esse problema, que é histórico, e acabaremos com esse gargalo”, completou.

O secretário também informou que, em breve, será feita licitação para a construção de um Socorrão no município de Imperatriz, beneficiando toda a Região Tocantina. Outro ponto abordado foi a eficiência dos hospitais macrorregionais que, segundo Carlos Lula, deram uma outra dinâmica aos atendimentos em saúde no Maranhão.

“Hoje não teríamos mais como entender à população sem esses hospitais. Em Balsas, por exemplo, com a inauguração do hospital regional, já salvamos muitas vidas. Então, esses hospitais geram outra dinâmica. Desafogam a Grande Ilha, e, ao mesmo tempo, tivemos uma gama de pacientes que passaram a ser entendidos, pois antes eles não conseguiam sequer entrar no sistema”, assinalou.

A entrevista completa está disponível no canal da TV Assembleia no Youtube.