STJ barrou pedido de Stênio Rezende para evitar julgamento pelo TRF

O deputado estadual Stenio Rezende (DEM) bem que tentou, mas não conseguiu barrar o julgamento, pela Segunda Seção do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, de uma ação penal em que ele acabou condenado por peculato e lavagem de dinheiro.

Em habeas corpus apreciado na quarta-feira (16), horas antes do julgamento do democrata pelo TRF, o ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu um pedido da defesa para que a sessão fosse suspensa, sob a alegação de que a Polícia Federal “extrapolou sua competência investigativa ao diligenciar para apurar responsabilidade de Deputado Estadual em supostos crimes contra a administração pública”, de forma velada.

Para o ministro, o pedido da defesa de Rezende poderia ter sido feito ao relator da matéria no próprio TRF e apreciado em plenário, no momento do julgamento colegiado.

“Não se pode perder de vista que não há impedimento ao julgador de levar, antes de adentrar a análise meritória, a questão prejudicial a debate como forma de preliminar no próprio voto ou mesmo em questão de ordem, o que, a propósito, é de praxe, o procedimento adotado pelos órgãos julgadores”, despachou ao indeferir a liminar.

Julgado, o parlamentar acabou sentenciado à perda dos direitos políticos por oito anos.

 

Crimes

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o deputado Stenio Rezende inseriu dados falsos em declarações de Imposto de Renda de duas servidoras comissionadas da Assembleia Legislativa do Maranhão (Maria Raimunda Melo França e Ana Carolina Urucu Rego Fernandes), então lotadas em seu gabinete, sem o conhecimento ou anuência delas.

Ele também foi acusado de tomar para si e desviar, dolosamente, salários de outros funcionários lotados em seu gabinete.

Outras duas pessoas (Wander Luiz e Silva Carvalho e Socorro de Maria Martins Macedo), então nomeadas pelo democrata em seu gabinete, para auxiliá-lo no suposto esquema criminoso, também são réus no processo, estando enquadradas nos mesmos tipos de crimes.

Blog do Gilberto Léda

One thought on “STJ barrou pedido de Stênio Rezende para evitar julgamento pelo TRF

  1. Esses políticos deverão ser tirados em 2018, renovados, existe muitos candidatos novos, 2018 vem aí.

Os comentários estão fechados.