Resultado de pesquisa é ruim para Duarte Júnior

A pesquisa do instituto Prever (MA-04571/2020) deu uma inflada nas pré-candidaturas de Eduardo Braide e Adriano Sarney. O restante se manteve mais ou menos nas mesmas medidas das demais pesquisas, dentro da margem de erro. Mas para um pré-candidato, a estagnação é muito ruim: Duarte Júnior.

O pré-candidato do Republicanos era o segundo colocado com folga em todas as pesquisas que não incluíam a ex-governadora Roseana Sarney, divulgadas até o ano passado. Agora, vê os concorrentes cada vez mais próximos de tomar o segundo lugar.

Muito forte nas redes sociais e um dos pré-candidatos mais conhecidos da população, Duarte Júnior tem os 10% de intenção de votos como barreira intransponível. E essa barreira que faz com que não consiga colocar a pressão que pretende no governador Flávio Dino para demonstrar que é o candidato mais viável. Até agora não conseguiu a consistência eleitoral.

É bom sempre lembrar que Eduardo Braide vai ter muita folga até a chegada da campanha eleitoral, porque é o mais conhecido e representar o antagonismo a Edivaldo na última eleição. Ele e Wellington do Curso levam a vantagem de já terem sido candidatos.

Mas, Duarte Júnior não perde em nada para eles no quesito de conhecimento da população. O deputado é conhecido como “Garoto Mídia” por ter uma publicidade agressiva desde os tempos de presidente do Procon. E tem como fruto desta publicidade o percentual de 8,8% que o coloca em segundo lugar. Porém, se Duarte é conhecido por toda a cidade, é muito pouco ter menos de 9% deste eleitorado querendo dar o voto de confiança nele.

Os demais candidatos largam todos da mesma faixa. São muito menos conhecidos do grande eleitorado. E a tendência é somente de crescimento na campanha para todos. É certo que algum deles irá se sobressair. Esta mesma perspectiva não pode ser vislumbrada para o pré-candidato do Republicanos. O que ele irá apresentar na campanha? Sua gestão no Procon? Seus projetos na Assembleia? O discurso de perseguição?

O eleitorado já conhece todos estes aspectos de Duarte e ainda assim não quis votar nele. Não parece que na campanha isto irá mudar.

Blog do Clodoaldo Correa