Ótima notícia: Aumento de passagens dos coletivos de São Luís está descartado

O indicativo de greve aprovado ontem pelos trabalhadores do transporte coletivo de São Luís fez com que surgissem, mais uma vez, suposições apontando para um possível aumento do valor das tarifas dos ônibus.

Porém, está possibilidade está totalmente descartada pela prefeitura da capital e informações nesse sentido não são verdadeiras.

O sistema de transporte público de São Luís é regido por contratos assinados e que são frutos da tão sonhada licitação do setor, que ocorreu ano passado.

Os contratos determinam que qualquer reajuste no valor da tarifa só poderá ser discutido após um ano da assinatura dos mesmos. Ou seja, somente a partir de setembro.

Este entendimento contido nos contratos conta, inclusive, com o aval da Justiça. No início do ano, o juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital, Douglas Martins, acatou pedido da prefeitura ludovicense proibindo o aumento das passagens.

Isso ocorreu quando os rodoviários realizaram um primeiro movimento grevista. A decisão do magistrado foi endossada, à época, pela desembargadora Ângela Salazar.

O que a categoria dos motoristas e cobradores cobra atualmente, neste mês que configura a data base destes profissionais, são benefícios, cuja responsabilidade, é única e exclusiva do Sindicato das Empresas de Transporte (SET).

Portanto, conforme dito no início, o aumento de passagens está totalmente fora de cogitação.

Blog do Gláucio Ericeira