O aspecto segundo turno

canditatos

A pesquisa de intenções de votos Econométrica, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-­03691/2016 e que ouviu 985 eleitores da capital, confirmou o que o próprio instituto e outras pesquisas já haviam constatado e mostrou o protagonismo de três pré-­candidatos em São Luís: Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Eliziane Gama (PPS) e Wellington do Curso (PP).

Edivaldo, contudo, ultrapassou Gama e acendeu o sinal de alerta na campanha da popular-­socialista. Wellington seguiu com o crescimento dentro da margem de erro, mas permaneceu consolidado como uma espécie de terceira via para o pleito. Para analistas, o cenário ainda é de indefinição.

Mas, um aspecto que chama a atenção dos mais atentos diz respeito à simulação de disputa de um eventual segundo turno.

Wellington, que pela primeira vez encara uma disputa majoritária, venceria os seus principais adversários no segundo turno.

Na simulação contra Edivaldo Júnior, a pesquisa deu a seguinte classificação favorável ao pepista: 37,4% contra 31,6%.

Já na simulação contra Eliziane Gama, os números foram 35% a 32,6%. Um detalhe interessante é que, apesar da vantagem do deputado estadual, há um empate técnico em todos os cenários quando aplica­-se a margem de erro.

Outro dado interessante no que diz respeito a um eventual segundo turno, segundo a Econométrica, foi a diminuição da diferença percentual entre Edivaldo e Eliziane.

O pedetista cresceu e conseguiu tirar 13 pontos de desvantagem em relação à adversária. No primeiro levantamento da Econométrica, realizado em junho, a distância de Gama para o prefeito era de 14 pontos. Na pesquisa deste fim de semana, a vantagem caiu para apenas 1 ponto, fato comemorado pelo núcleo da pré­-campanha do pedetista.

Esses são alguns dos cenários que passaram a ser analisados com maior profundidade pelos três pré­-candidatos no fim de semana.

A pesquisa foi contratada por Luís Assis CS de Almeida­ME

Reação – O presidente estadual do Partido Progressista no Maranhão, deputado federal André Fufuca, reagiu às críticas de aliados da pré-­candidata Eliziane Gama (PPS) à pesquisa Econométrica.

O tom da censura aos números por parte de popular-­socialistas aumentou depois de divulgados os resultados das simulações de segundo turno.

Para os aliados da pré­-candidata, houve “efeitos especiais” na tabulação dos resultados. “Simples. Contratem um instituto e tirem a dúvida”, reagiu Fufuca.

(Coluna Estado Maior)