Nina Rodrigues: Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta

É difícil de entender como as pessoas reagem de forma tão previsível quando o assunto é a nossa “memória política”.

Muitos prefeitos enfrentam durante todo o seu mandato uma verdadeira avalanche de críticas, ofensas, manifestações de repúdio, tendo avaliações pífias de seus governos e mesmo assim conseguem marcas expressivas ao término de sua tentativa de reeleição. Em Nina Rodrigues isso não é e nunca foi diferente.

A cidade já respira política, o esperado e o inesperado já começam a ganhar força, grupos praticamente definidos, e o povo como sempre em segundo plano.

Grupo 1

O prefeito Riba do Xerém (PRB) no último dia 14 desse mês, promoveu junto com seu grupo uma reunião realizada no sítio do vereador Iratan Diamantina (PR). A articulação e mobilização foram feitas de forma espontânea pelos vereadores da base governista, por dirigentes partidários, líderes comunitários, presidentes de associações, entidades de classes, entre outras lideranças.

Durante o encontro os discursos foram unânimes em relação à forma que Riba do Xerém vem realizando sua gestão. Para os aliados do prefeito, sua pré-candidatura é quem melhor apresenta viabilidade de progresso para Nina Rodrigues. A prova de sua experiência administrativa foi o resgate da credibilidade política e administrativa do município.rx

Em 2012, Riba do Xerém foi taxado de traíra ao sair do PMDB, em meio à insegurança que segundo ele, por conta da indecisão de Jones Braga, que não decidia quem seria o candidato para disputar aquelas eleições por seu grupo naquele ano.

Riba decidiu deixar o grupo de Jones e se unir ao grupo da ex-prefeita Iara Quaresma (PDT). Para Braga, a atitude de Xerém foi uma traição que tempos mais tardes seriam retribuída, e assim aconteceu.

O chefe do executivo disputou ás eleições apoiado pelo grupo da ex-prefeita, e conseguiu exito derrotando o então candidato Pedro Custódio com cerca de 4.401 Votos.HIL_0185

Dois anos depois de conseguir ao cargo de prefeito, Riba decidiu encerrar á aliança com o grupo de Iara Quaresma, para muitos uma das melhores coisas que ele fez á frente do seu governo.

Meses depois de encerrar aliança com o grupo da ex-prefeita, Xerém tentou reatar os laços com o grupo de Jones, realizou algumas reuniões, assinou um termo se comprometendo a cumprir todos os requisitos que ali estavam, mas acabou que não conseguiu realizar quase nada daquilo que foi assinado por ele. Começou ai uma serie de especulações em torno dessa possível aliança, uma hora Jones estava com o Riba, outra hora não.jones e rx

Braga decidiu no último Sábado (21), acabar de vez com as especulações e declarar apoio ao grupo contrário ao prefeito.

Grupo 2

No último Sábado (21) aconteceu uma reunião do grupo da ex-prefeita Iara no Sitio do médico Samuel, os nove partidos que apoiam Rodrigues Neto (PDT) como pré-candidato a prefeito de Nina Rodrigues, decidiram realizar essa reunião, que ainda contou com a presença de Jones Braga (PMDB), que anunciou o seu apoio ao pré-candidato.33

Muitos podem perguntar: Jones e Iara do mesmo lado? pois é, a política é mesmo uma caixinha de surpresas.

Para Jones, ele nunca foi adversário da vida particular de Iara, sempre foi contra os posicionamentos da ex-prefeita e de seu grupo.
Outro fato que chama atenção: O médico Samuel apoiando Rodrigues Neto? volto a dizer, pois a política é mesmo uma caixinha de surpresas.

Samuel foi um dos maiores oposicionistas da ex-prefeita Iara e de seu filho Rodrigues, chegando até fazer várias denuncias no Ministério Público contra os dois, mas essa é a política.

O médico ainda chegou a ser secretário de Saúde do atual prefeito da cidade, mas acabou deixando o cargo meses depois.

Ao assumir a prefeitura em 2004, Iara fez 17 representações contra Jones, mas nada foi comprovado de irregularidades. Braga teve todas as suas contas aprovadas durante os 8 anos que comandou o município.34

Ponto & contra ponto

Em 2004 quando Jones se preparava para deixar o comando da prefeitura, montou um “grupão” para derrotar mais uma vez, sua principal adversária política na cidade, a professora Iara.

O “Grupão” tinha 7 vereadores, 3 ex-prefeitos, 9 partidos e várias lideranças, mesmo assim acabou sendo derrotado pela professora, coisas da política de Nina.

35

Mas, por que nossa memória política é tão curta?