Áudio: Engenheiro relata que teve sua ART falsificada em obra irregular da Segep

downloadO Blog do Kiel Martins trouxe ontem (veja,) uma matéria de uma obra na Secretaria de Gestão e Previdência, onde foram detectadas várias irregularidades.
As irregularidades foram detectadas na obra do Anexo 5 realizada no Centro Administrativo do Estado, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Calhau em São Luís, pela empresa J. Kilder Construções e Serviços Ltda.
Por diversas vezes a obra foi notificada por apresentar irregularidades, mas nada foi feito. O Blog trás com exclusividade um áudio de uma conversa do até então engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Marinaldo e o engenheiro da empresa J. Kilder Construções e Serviços Ltda, Walber.
A conversa que dura pouco mais de cinco minutos, mostra o relato do engenheiro da J.Kelder falando que não sabia da existência da obra, e que teve sua ART falsificada. “rapaz pra falar a verdade eu nem sabia dessa obra” disse.
Em outra parte da conversa Marinaldo fala que o complexo pode cair a qualquer momento. “Rapaz esses caras são louco? aquilo pode cair e causar um acidente fatal” relata.
ART: Anotação de Responsabilidade Técnica. Ela garante os direitos autorais, comprova a existência de um contrato e garante o direito à remuneração, na medida em que se torna um comprovante da prestação de um serviço de um engenheiro.
De acordo com o relatório obtido pelo Blog, a empresa recebeu o valor de R$ 20.863,86 mil referente ao período de 5 de agosto, quando iniciou a obra, a 22 de setembro, como estava em contrato e a 2ª parcela seria paga quando a empresa apresentasse o relatório “AS BUILT”, ou seja documento final da reforma concluída. Posteriormente a esse período, o engenheiro chefe da Secretaria de Gestão e Previdência, Marinaldo Damasceno Correa Júnior, assegurou que a obra estava dentro do planejamento.
Porém, em 28 de outubro a empresa já apresentava sinais de falta de comprometimento, pois Marinaldo listou diversas irregularidades na reforma, como obra parada, falta de material e equipamentos mal fixados.
Com o decorrer dos dias, as mesmas inconsistências foram detectadas, desse modo, a J. Kilder foi notificada várias vezes. E no mês de novembro, a empresa referida solicitou, ainda, um aditivo, que prontamente foi negado pelo engenheiro chefe. Pois segundo ele, o prazo estipulado daria para concluir a obra.
O Blog ainda trará outros documentos e conversas, que comprovam que a secretária de Gestão e Previdência, Lilian Guimarães sabia de todas as irregularidades da obra, e nada fez.

Ouça o áudio: