Exclusivo: Flávio Dino mente quando diz que estado está endividado

É incrível como o governador Flávio Dino (PCdoB), tentar desviar o foco do fracasso que está sendo o começo de sua administração.

O alvo dessa vez do comunista foi à queda do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) em setembro.

São R$ 16 milhões a menos em 2015, na comparação com o mesmo mês em 2014.

Despesa total com pessoal sobre a Receita = 42,17%. Valores de referência segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal: Limite prudencial 46% e limite máximo 49%. Nada do Estado está endividado, como podemos observar a Dívida Consolidada Líquida é de 46%, ou seja, de tudo que o Estado arrecadou a dívida corresponde a 46% e segundo o limite definido pela resolução do Senado Federal, o limite para o endividamento citado é de 200% das receitas.

Obs.Só para exemplificar melhor, o Rio Grande do Sul, possui 212% de endividamento, estourou o teto estabelecido pelo Senado.

Vale ressaltar que esta dúvida está parcelada.

Resumindo:

O Estado do Maranhão está com as contas equilibradas e possui margem de 457 milhões (limite prudencial) a 713 milhões (limite máximo), para gastar com despesas com servidores do quadro.

Está mais que claro que a crise nacional reflete no Maranhão como uma “marolinha”.

Esta historia de crise para justificar o terror financeiro por parte dos gestores de cada secretaria, não passa de conversa para boi dormir.

Como podemos observar a arrecadação do Estado do Maranhão aumentou MEIO BILHÃO, não há espaço para o governo dizer que está no vermelho.

O Blog do Kiel Martins teve acesso a gráficos que comprovam que a arrecadação do estado só aumentou nos últimos dois anos.

Não sabemos o real motivo dessa mentira do governo, mas pouco a pouco a verdade vem aparecendo.

Veja os gráficos:

Veja mais gráficos