A secretária municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Núbia Dutra, é o alvo do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em operação desencadeada na manhã de hoje (7) na cidade com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar e da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor).
As autoridades cumpriram cinco mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos diversos documentos, computadores, telefones celulares e outras mídias eletrônicas.
Segundo o MPMA, apurou-se que o município de Paço do Lumiar cometeu irregularidades na contratação de serviços de limpeza e higienização diária, asseio e conservação de áreas internas e externas nas instalações físicas e mobiliárias, roçagem, com fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos. A contratação da empresa Araújo & Matos Serviços e Comércio LTDA – ME (Liberty Serviços e Comércio) foi feita através de adesão à Ata de Registro de Preços.
Irregularidades
As investigações apontaram que a empresa anteriormente contratada para prestar serviços gerais à Prefeitura de Paço do Lumiar foi o Instituto Bem Brasil, ao custo de R$ 5,4 milhões. Mas o contrato foi rescindido e, mesmo assim, vários contratados continuaram trabalhando.
Além disso, segue o MPMA, constatou-se que parte dos salários pagos pelo Município estavam abaixo do valor discriminado. Outros contratados também não receberam o pagamento.
De acordo com a investigação, os terceirizados não possuíam vínculo real com o Instituto Bem Brasil, nem com a Liberty Serviços e Comércio. Eles estavam, de fato, ligados ao controle da então secretária municipal de Administração e Finanças, Neusilene Núbia Feitosa Dutra (atualmente secretária municipal de Planejamento).
Blog do Gilberto Léda