TCE-MA errou ao colocar a Prefeita de Presidente Vargas na lista de gestores com prestações contas reprovadas

Por Blog do Alpanir Mesquita.

Nos últimos dias o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão divulgou lista contendo 1.319 gestores e ex-gestores, dentre prefeitos e ex-prefeitos, presidentes e ex-presidente de Câmaras Municipais, secretários e ex-secretários de município e estado, como também de demais ordenadores de despesas, que tiveram suas prestações de contas julgadas irregulares.

De forma errada, para não dizer irresponsável, o nome da atual prefeita do município de Presidente Vargas Ana Lúcia Cruz Rodrigues Mendes, a Aninha, foi incluída na referida lista. O advogado Carlos Sérgio de Carvalho Barros, que já está cuidando do caso, explicou com exclusividade ao Blog o porquê do grave equívoco.

Acontece que o motivo da inclusão do nome da prefeita Aninha é referente a não prestação de contas do convênio 716/2006 firmado entre a prefeitura e o governo do estado, através da secretaria de estado de educação, para reforma de uma escola, no ano de 2006. Na época, o gestor municipal era Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertim. Como todos sabem, Bertim foi assassinado em 06 de março de 2007 e, sendo assim, assumiu seu vice, Luiz Gonzaga Coqueiro Sobrinho, o Gonzaga Júnior.

Gonzaga Júnior, que é conhecido no meio político como Rei da Improbidade, especialmente pela não prestação de suas contas, acumulou mais essa ação no TCE-MA e não informou se a reforma foi feita ou não ou para onde foi o dinheiro.

Agora lhe pergunto, como alguém que assumiu a administração de uma cidade em 2013 vai responder por um processo de 2006? Eita Maranhão.