Assembleia Legislativa: A casa dos “Fantasmas” no Maranhão

HUmbertoCoutinho

Presidente da Assembleia Humberto Coutinho

Por Kiel Martins 

Na semana passada toda a sociedade maranhense foi deparada a uma lista de todos os funcionários da Assembleia Legislativa do Maranhão. E o que antes se suspeitava ser apenas um cabide de empregos, mostrou-se uma grande e lotada casa mal-assombrada. Fantasmas para todos os gostos e tipos.

Desde socialites a nomes renomados da cultura maranhense. Desde moradores das zonas mais nobres até gente das áreas mais humildes.

Centenas, talvez milhares, de fantasmas que encontram redenção nas luzes das velas acessas com maços gordos de dinheiro do contribuinte.

Pelo menos essa procissão de zumbis é democrática. Apesar de dividido de forma desigual, o dinheiro do contribuinte atende a espíritos dos quatro cantos do Maranhão. Pelo menos isso…

O fato é que este grande receptáculo, este terreiro de macumba cheio de despachos, existe faz tempo e, quis o destino, que fosse tornado de conhecimento público na gestão do deputado Humberto Coutinho. A reação não poderia ter sido diferente…

Tentando esconder os espíritos, imediatamente o presidente da Assembleia partiu para cima de toda e qualquer ferramenta que pudesse ajudar a exorcizar a farra com o dinheiro público.

O comitê de imprensa foi limitado, o acesso à informação foi diminuído e os indesejados foram defenestrados. O blogueiro Yuri Almeida, do Atual 7, chegou a ser expulso das dependências da casa.

A corrente fantasmagórica é grande e enraizada. Difícil é não encontrar algum conhecido ou personalidade. Eu mesmo perdi o chão com quatro ou cinco nomes que lá vi.

Talvez por isso algo tão grave esteja passando de forma despercebida…

Talvez por isso o senhor Carlos Alberto, o já folclórico valentão e no momento diretor de comunicação da Alema, tenha tanta certeza de que atos de covardia, como o cometido contra Yuri Almeida, passarão impunes. E por isso mesmo ele também tenha limitado drasticamente o acesso ao comitê de imprensa daquela casa.

Ao me deparar com a casa mal-assombrada de Humberto a sensação que fica é de que nenhum daqueles nomes é realmente culpado. Cada um ali presta, de certa forma ou outra, algum serviço. Alguns republicanos, outros nem tanto. O verdadeiro culpado é o mandatário máximo da Alema.

É ele quem dá guarita ao que acontece.
É ele que solta os cachorros ferozes para impedir que mais se descubra.
É ele quem irá fazer de tudo para encobrir, persuadir, difamar, proibir e perseguir.

Essa lista pode não ter começado com Humberto. Mas, em 2016 ficou claro que ela só não terá fim por demérito dele.

Veja a nota do diretor de comunicação.

IMG-20160705-WA0136

 

1 thoughts on “Assembleia Legislativa: A casa dos “Fantasmas” no Maranhão

  1. Essa vai para a Procuradoria da Casa ou MP, nepotismo e fantasma ao mesmo tempo em uma pessoa funcionária da Casa. Vamos ao estilo dr. Pêta: É esposa de um Secretário da Casa, irmã de prefeita, ganha sem trabalhar na Casa do Povo. Dep. Humberto seu Secretário com nome de bilau, está sendo conivente com algo ilicito, imoral e nojento. Peça para seu secretário se inteirar da Constituição do Estadual e do Regimento.

Os comentários estão fechados.