Enquanto o governador Flávio Dino se movimenta na expectativa de consolidar o controle político da Ilha emplacando aliados no coando dos quatro municípios, entre eles três dos 10 mais importantes, a começar por São Luís, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que representa o que restou do Grupo Sarney, não vislumbra qualquer possibilidade de candidatos seus lograrem erros nas urnas da Capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Em São Luís, o vereador Fábio Câmara (PMDB), que diz ter o apoio dela, não parece ter qualquer chance de sair do atoleiro que mantém com apenas 3%.
Em São José de Ribamar, o seu ex-aliado e ex-homem-forte do seu Governo, não significará força político para ela. Em Paço do Lumiar, sua única chance de voltar ater poder de fogo seria a eleição do ex-prefeito pemedebista Gilberto Aroso, que parece muito remota, já que ali tudo indica que a grande disputa será entre o prefeito Josemar Sobreiro e o ex-deputado Domingos Dutra. E em Raposa, tudo indica que Roseana perderá os vínculos políticos com o município por meio de Ociléia Paraíba (PRB) ou por Eudes Barros (PR).