Afinal, quem seria um homem identificado como Ronaldo ?.
Há pelo menos 3 meses a reportagem do Blog recebeu a informação que um homem identificado apenas como ‘Ronaldo’, estaria fazendo uma verdadeira fortuna ‘operando’ em prefeituras maranhenses.
O problema disso tudo é que o dito cujo seria uma espécie de fantasma.
De perfil extremamente discreto, a fonte afirmou que o tal Ronaldo ‘opera’ ao longo dos anos através de empresas de fachada e registradas em nome de laranjas.
A única referência, no entanto, seria a atuação do mesmo como pregoeiro na prefeitura de Carutapera-MA na gestão do ex-prefeito André Santos Dourado. E foi justamente atuando como pregoeiro que Ronaldo teria descoberto o ‘caminho das pedras’.
Ainda segundo a fonte, o hoje ex-pregoeiro não possui qualquer rede social e toma várias precauções para se manter longe dos holofotes e, sobretudo, da justiça. Entre elas estariam a pouca aparição em público e até mesmo em fotos.
Em seu perfil do WhatsApp – aplicativo de troca de mensagem, por exemplo, não há qualquer imagem que remeta sua identificação.
Chamado por pessoas próximas como ‘cacheado’ – em referência ao formato do cabelo, o tal Ronaldo teria iniciado no ramo ‘empresarial’ logo na gestão do ex-prefeito André Dourado.
Investigação realizada pela reportagem do Blog do Maldine Vieira apurou que o então pregoeiro atuava na venda fictícia de material permanente, material de limpeza e material didáticos e pedagógicos para o município. Tudo ocorreria sob aval do então prefeito.
As empresas utilizadas por Ronaldo, à época, tinham como fantasia Sucessiva e Objetiva comércio. Ambas com endereços registrados no bairro Turu, em São Luís.
Em 2020, ultimo ano da administração do prefeito André Dourado, as empresas assinaram cerca de R$ 3 milhões em contratos com a administração municipal.
Obtidos pela reportagem do Blog, os contratos em questão mostram logo de cara o que seria uma fraude escancarada, onde o endereço registrado como sede das empresas é o mesmo endereço dos então ‘proprietários’.
Mas engana-se quem pensa que o ‘fantasma’ Ronaldo atuou apenas na gestão do prefeito André Dourado.
Investigação do Blog apurou, ainda, que logo nos primeiros meses da gestão do prefeito Ayrton Marques Silva, o Dr. Ayrton, uma das empresas de fachada administradas secretamente pelo ex-pregoeiro ‘abocanhou’ um contrato de nada mais nada menos que R$ 2 milhões. Mas este e outros assunto serão abordados nas próximas matérias, aguardem!