Uma nova embarcação entrará em operação na travessia para a Baixada Maranhense , entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, ainda este ano. A informação foi dada pelo próprio presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária – Emap, Gilberto Lins. A boa notícia para quem utiliza o sistema de transporte de ferry boat chega no momento em que a Emap tenta combater uma onda de Fake News sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas que operam no setor, depois que dois ferries apresentaram problemas durante a travessia. Segundo Gilberto Lins, nos dois casos as providencias foram tomadas para que as operações pudessem retornar a normalidade imediatamente.
Quanto a ferry José Humberto, o governador Carlos Brandão, diante das reclamações dos usuários, principalmente em relação ao tempo de viagem, determinou a imediata suspensão temporária da embarcação, até que haja garantias de segurança e conforto. “Como autoridade portuária, estamos trabalhando incansavelmente para manter a segurança, conforto e bem-estar de todos os maranhenses que precisam utilizar esse meio de transporte tão importante para nosso Estado”, acrescentou o presidente da Empresa.
Outra novidade anunciada durante a entrevista foi o investimento de R$ 70 milhões de reais, na reforma, ampliação e modernização dos dois terminais administrados pela EMAP. Segundo Gilberto Lins, depois de concluídas as obras, cada um dos terminais passará a ter capacidade para atracar até quatro embarcações ao mesmo tempo, independente do nível da água, com embarque e desembarque de veículos e passageiros. Isso representa o dobro da capacidade atual.
Porto
(Foto divulgação
Sobre as especulações em relação a gestão da Emap, Gilberto Lins responde com números. “ Eu recebi o porto com previsão de crescimento de 3% a 4% ao ano, mas nós já conseguimos obter, entre janeiro e junho, um crescimento de 8%. Isso demonstra que a equipe está engajada e que tem compromisso com o desenvolvimento desse grande equipamento maranhense”, acrescentou, durante entrevista ao programa Café com Notícias, da TV Assembleia.
Segundo Lins, o objetivo é manter o crescimento com mais investimentos, aplicação de novas tecnologias, busca de novos parceiros e, em especial, por meio da valorização da mão de obra.