Cotado como forte candidato pelo apoio do ministro da Justiça, Flávio Dino, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, não conseguiu vaga como ministro do Superior Tribunal de Justiça e ficou de fora da lista que será enviada ao presidente Lula.
Os dois desembargadores maranhenses que estavam concorrendo, não lograram êxito. Paulo Velten e Ângela Salazar ficaram fora.
Velten teve apenas quatro votos. Salazar não foi votada na eleição desta quarta-feira, 23, feita pelos atuais ministros do Superior Tribunal de Justiça.
A lista Quádrupla foi composta pelos desembargadores Adamek, em primeiro escrutínio (TJSP), Afrânio, em segundo escrutínio (TJMG), Elton, em segundo escrutínio (TJRJ) e Teodoro, em terceiro escrutínio (TJCE).
A Lista Quádrupla, agora, será encaminhada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para as formalidades legais, e levada ao presidente Lula que definirá os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça.
Nos bastidores, o nome de Velten chegou a figurar com grandes chances pelo apoio de Flávio Dino, mas como o blog já havia publicado, os ministros do STJ se irritaram com as manobras do Tribunal de Justiça do Maranhão acerca da escolha da vaga do Quinto Constitucional.