Pesquisas realizadas nos últimos dias apontam que o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior caminha para ser o homem do segundo turno para disputar a eleição com o prefeito Eduardo Braide, que ainda mantém folgada liderança em relação aos seus competidores.
O maior entusiasta da candidatura de Holandinha é o deputado federal, Márcio Jerry (PCdoB). O deputado acredita que a entrada de Edivaldo na disputa, reaproxime o governador Carlos Brandão (PSB) e o ministro da justiça, Flávio Dino.
Pelos resultado do Instituto Lotus, divulgado domingo (20), o deputado federal Duarte Júnior (PSB) já acendeu a luz vermelha ao perceber o empate técnico com Holandinha, como é mais conhecido o ex-prefeito. Duarte aparece com 17,3%, enquanto Holanda já chegou a 15,5% das intenções dos votos.
O que mais tem deixado os aliados de Duarte Júnior é o fato do ex-prefeito sequer ter anunciado se vai ou não entrar na disputa. Ele saiu bem avaliado da sua gestão de oito anos e tem um bom elenco de obras e um tratamento excelente junto a classe política.
Ao contrário do prefeito atual, que trata vereadores como cachorro vira lata e debocha das lideranças comunitárias, sem contar com inúmeros casos de corrupção no seu governo. Dificilmente partidos irão repetir o apoio a Eduardo Braide por causa das decepções e traições.
A pesquisa, realizada entre os dias 9 a 11 deste mês, aponta ainda Neto Evangelista (União Brasil) tem 9,2%, Wellington do Curso (PSC) 6,2% e Yglésio Moyses (PSB) 5,6%; também aparecem no levantamento o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSDB), com 2,2%, e o deputado estadual Carlos Lula (PSB), com 1,9%.