Flávia Bittencourt, Cesar Teixeira, Joãozinho Ribeiro e Josias Sobrinho. Esses são alguns nomes de artistas que, em defesa da cultura, assinaram um manifesto pela reeleição do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) para a Câmara. Juntos, eles destacam a importância do retorno de Jerry ao Parlamento “para, ao lado de Flávio Dino no Senado, ajudar o governador Carlos Brandão a manter o Maranhão no rumo certo e o presidente Lula a reconstruir o Brasil”.
Defensor dos direitos dos trabalhadores da Cultura, o deputado maranhense batalhou pelo setor e votou pela aprovação da Lei de Emergência Cultural (PL 1075), mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao humorista brasileiro que morreu vítima da Covid-19, e da Lei Aldir Blanc 2 (Lei 14.399/22), ambas criadas para socorrer e incentivar o setor cultural.
Produtora cultural maranhenses, Lizandra Rocha reafirmou a defesa do mandato de Jerry no Poder Legislativo. “Nós, do setor cultural, precisamos de deputados federais que possam apoiar as nossas causas. O deputado Márcio Jerry é próximo dos movimentos culturais e sociais e dos direitos humanos. É um deputado que sempre lutou, em toda a sua história política, pelos mais pobres e desfavorecidos”, apontou.
O Manifesto
No manifesto intitulado “Márcio Jerry – um mandato indispensável ao Brasil e ao Maranhão”, Lizandra e demais defensores da reeleição destacam “a trajetória e a permanente defesa da democracia, dos direitos do povo e do projeto de sociedade marcado pela igualdade de oportunidades e justiça plena” trilhada pelo parlamentar.
Juntos, eles também reforçam as principais lutas de Jerry no Poder Legislativo, citando a atuação do colinense na defesa da educação, saúde, ciência e tecnologia, democracia, meio ambiente, saneamento básico, direitos do povo trabalhador. “E por isso mesmo faz confronto corajoso e qualificado a Bolsonaro, o pior presidente de toda a história do Brasil”, apontam.
Além destes, ainda assinam a carta nomes como o radialista e diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo, o Cantador do Boi da Maioba, Marcos da Maioba, o advogado e produtor cultural, Mário Moraes, o Cantador do Boi de Maracanã, Ribinha de Maracanã, o jornalista, radialista e diretor da Rádio Timbira, Róbson Paz, e o jornalista, poeta, escritor, membro da Academia Maranhense de Letras, Félix Alberto.