Força-tarefa do governo garante mais cinco hospitais exclusivos para covid-19

A secretaria de saúde do Maranhão confirma a entrega de cinco novos hospitais exclusivos para coronavírus até o fim do mês de junho. Com a força-tarefa, novos leitos de UTI e clínicos serão instalados em Santa Inês, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Pedreiras e Viana.

Diante de um diagnóstico técnico-científico, a região do Vale do Pindaré recebeu o reforço do Hospital de Campanha, em Santa Inês, com capacidade para 40 leitos. Desde 1º de junho o hospital funciona como unidade de retaguarda do Hospital Macrorregional Tomás Martins.

Carlos Lula, titular da Secretaria Estadual da Saúde, alertou que não é o momento para relaxamento das medidas de distanciamento social e pontuou a importância do empenho dos gestores municipais frente à pandemia.

“O sistema de saúde estadual investe na ampliação de leitos especializados para pacientes graves com covid-19. O governo já instalou 1.680 leitos exclusivos para tratamento da doença. Em outra frente de trabalho os ambulatórios da rede estadual para pacientes com comorbidadades visam evitar as formas graves da doença. Por isso, é importante continuar os atendimentos na atenção básica, e que eles sejam feitos da forma adequada pelos serviços da gestão municipal. O empenho de todos é fundamental no enfrentamento da pandemia”, pontuou.

Novo hospital

A região de Pedreiras ganhará em breve hospital exclusivo para coronavírus. O Hospital Regional de Lago da Pedra se encontra na etapa final das obras. Agora, a SES informou que chegarão os equipamentos: macas, instalação de oxigênio, equipamentos e todo aparato necessário para funcionamento da unidade.