Andreia Rezende emociona em discurso alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

Andreia Rezende emociona em discurso alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

“Que o olhar para a pessoa com deficiência seja mais humano, mais generoso”.  Esta pequena frase faz parte do discurso emocionante proferido pela deputada estadual Andreia Martins Rezende (DEM), na manhã desta quinta-feira (19), no Plenário Deputado Nagib Haickel.

Em alusão ao próximo da 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), a parlamentar usou o tempo do pequeno expediente para relatar um pouco da sua vida e as dificuldades enfrentadas um ano após o acidente que sofreu durante sua campanha eleitoral, em 2018.

“Quero confessar a todos vocês que, antes de vivenciar na pele toda essa situação, eu pouco sabia sobre o universo das pessoas com deficiência e acredito que poucas pessoas saibam. Acredita-se que a luta da pessoa com deficiência é somente pelo direito de ir e vir, e isso passa por construção de rampas, calçadas bem conservadas e ruas mais acessíveis. Mas muito mais do que isso, a nossa luta é pelo direito de estarmos integrados à sociedade de forma abrangente e efetiva”, destacou.

Em meio a uma fala emocionada, a deputada discorreu ainda sobre as conquistas alcançadas ao longo dos anos, destacando a Lei de Inclusão, da senadora Mara Gabrilli (PSDB)- a qual teve a satisfação em dialogar sobre a causa –  e da forma que pretende carregar a bandeira aqui no Maranhão, com projetos e leis que modifiquem a realidade de quem precisa e o olhar da sociedade. Encerrou, deixando um recardo forte para o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência: “Uma vida plena e cheia de realizações sempre é possível quando reduzimos as barreiras, sejam elas físicas ou mentais.

O discurso fez com que a grande maioria dos parlamentares que estavam na sessão cumprimentassem e elogiassem a força e a garra da deputada. O presidente do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), também expressou sua admiração e honra em ser amigo e dividir o trabalho no Parlamento com uma mulher de tamanha força e resiliência.