Edivaldo acompanha execução de obra para conter erosão na Jerônimo de Albuquerque

O prefeito Edivaldo acompanhou na noite de ontem os serviços para contenção de erosão na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do elevado da Cohama.

A obra foi provocada pelo temporal que caiu logo nas primeiras horas da manhã do dia, gerando transbordamento do afluente do Rio Anil, prejudicou a barreira de contenção que existia na área e resultou na erosão.

Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís, a fim de impedir o avanço da erosão, o que comprometeria uma das vias mais movimentadas da cidade.

“Essa é uma resposta rápida que o poder público municipal dá à população, agindo prontamente com o objetivo de evitar maiores danos à via e garantir a segurança de quem transita pela região. Com esse trabalho estamos, além de evitando o avanço da erosão, contribuindo para a melhoria do escoamento das águas das chuvas. É com ações como essa que reforçamos o nosso compromisso de, enquanto gestão municipal, atender às demandas da população”, destacou o prefeito.

Para impedir que a erosão avançasse até a avenida, o poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realiza a recuperação do talude com a criação de uma barreira de contenção com solo-cimento, um material obtido através da mistura homogênea de cimento e areia. Para execução da obra é utilizada a técnica rip-rap para estabilização de taludes e contenção de encostas, que consiste na criação de um muro de sacaria de solo-cimento.

A obra está em andamento e será finalizada com a concretagem do espaço e construção de uma descida de água em concreto, que direcionará a água da avenida para o rio. O trabalho vai conter a erosão que poderia comprometer a via e permitir, ainda, o escoamento adequado das águas pluviais, reduzindo os impactos das chuvas especialmente nesse trecho da avenida.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, explicou que a intenção do poder público municipal é atender às necessidades da população. “Aqui nessa região choveu 62,5 mm em uma hora. É um alto índice pluviométrico, um volume muito grande de chuva. Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos acompanhando o impacto das chuvas pela cidade e monitorando pontos como esse, executando serviços corretivos e preventivos”, disse o titular da Semosp.

A fim de organizar o trânsito na região durante a execução da obra, a Prefeitura de São Luís também atuou na área com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Agentes de trânsito trabalharam orientando condutores e mantendo a mobilidade na via, que teve que ser parcialmente interditada para que os serviços pudessem ser executados.

Um trabalho semelhante foi executado nas proximidades da Curva do Noventa nesta segunda-feira (16).

Equipes da Semosp atuaram na área para a limpeza do canal e para a contenção de erosão, com recuperação da encosta e concretagem. Os serviços, que também favorecem o funcionamento do sistema drenagem, serão concluídos na manhã desta terça-feira (17). O trabalho na área favorece tanto moradores quanto quem trafega pela região.