Após oficializado, Dia Da Balaiada no Maranhão é celebrado na Assembleia Legislativa

Após oficializado, Dia Da Balaiada no Maranhão é celebrado na Assembleia Legislativa

O dia 13 de dezembro foi recentemente instituído como o Dia da Balaiada no calendário oficial do Maranhão. Para celebrar a data, uma sessão especial foi realizada, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado Bira do Pindaré (PSB), autor do projeto de lei que instituiu a data em homenagem ao maior movimento popular do Maranhão. Na ocasião também foram entregues certificados de Moção de Aplausos àqueles que contribuem permanentemente para a preservação e resgate da história da Balaiada.

A sessão reuniu representantes dos diversos municípios que estão no roteiro da Balaiada, professores, escritores, pesquisadores, entre outros atores que contribuem para a presença da memória desse levante popular tão importante para a história do Maranhão. Na abertura, foi exibido o filme “Balaiada – A Guerra do Maranhão”, de Ronilson Freire e Beto Nicácio. Nelsinho da Capoeira também fez uma apresentação com berimbau, para lembrar a luta da população negra no movimento.

O deputado Bira do Pindaré destacou que não existia no calendário oficial do estado nenhuma data comemorativa que se referisse à Balaiada, maior luta popular de toda a história do Maranhão, que reuniu homens e mulheres em busca de liberdade. O parlamentar também reforçou que é preciso levar para as escolas a história da Balaiada com muito mais força.

“Fizemos aqui uma singela homenagem a todos os homens e mulheres que de alguma forma contribuem para a preservação da memória desse importante momento da história maranhense. Por isso, fizemos essa sessão especial, homenageando pesquisadores, escritores, pessoas que cuidam de memoriais, museus, e pessoas que estão engajadas em movimentos que ainda se aglutinam em torno da Balaiada”, assinalou.

O deputado Fábio Braga (SD), que também participou da sessão especial, adiantou que deve apresentar uma emenda ao orçamento do Estado, para que seja construído em Nina Rodrigues um espaço que deve abrigar um acervo referente à Balaiada.

“É algo para que, quando se chegue à cidade, o estudante, pesquisador ou qualquer pessoa interessada na história maranhense possa ter um local com um acervo de livros, peças, algo informativo, para preservar a memória do nosso povo e da nossa gente”, completou.

O prefeito do município de Belágua, Erlon Costa, na ocasião representando o Consórcio da Balaiada, destacou que está sendo pensada a Rota da Balaiada, que deve transforma a região do Alto Munim em um polo turístico e de resgate da memória do movimento de insurreição.

“O movimento da Balaiada é de fundamental importância para a nossa região. Quando se fala em Balaiada se remete a Caxias, que já foi o final da Balaiada. Mas, o início do movimento ocorreu de uma forma muito forte na nossa região. Nós temos a presença viva ainda de restos de trincheiras, de locais onde se escondiam, canhões que foram abandonados. Esse movimento  é importante para nós porque resgata a história dos vencidos, pois na nossa região ainda temos famílias que são descendentes dos balaios”, frisou.

José Ronald Boueres, fundador do movimento Novos Balaios, explicou que o movimento busca recontar a história da balaiada sob a ótica dos ditos vencidos, mas que, na verdade, foram os grandes vitoriosos. “O movimento Novos Balaios é uma reunião de escritores e pesquisadores que estão trabalhando juntos nessa recontagem da história da Balaiada”, disse.