Edivaldo inaugura mais uma escola em São Luís

No mês em que São Luís celebrou 405 anos de fundação, o prefeito Edivaldo tem cumprido uma intensa agenda de entrega de obras. Ontem, o gestor inaugurou a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, localizada na rua Santa Laura, bairro Santa Cruz.

A escola, climatizada, integra um pacote de mais de 60 já inauguradas, entre as quais as U.E.Bs. Henrique de La Roque e Alberto Pinheiro que estão entre as entregues este mês. A meta é entregar, até o fim do ano, 120 unidades requalificadas.

Além de escolas, o prefeito também entregou em setembro dois Ecopontos – no Renascença e Residencial Esperança – e 21 casas no Coroadinho, beneficinado famílias remanejadas de áreas de riscos. “São ações positivas que estamos realizando na cidade. Temos trabalhado pela população. Esta é mais uma escola tradicional da nossa rede que estamos entregando totalmente reformada”, sublinhou o prefeito Edivaldo que tem reservado as noites para vistoriar as obras de intervenção no trânsito da capital, já que os trabalhos ocorrem com mais intensidade no período noturno.

Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito Julio Pinheiro, Edivaldo foi recebido com festa por ex-alunos, pais de alunos, alunos, professores, gestores e pessoas da comunidade.

A requalificação da U.E.B. José Assub, localizada no bairro Santa Cruz, integra o programa Educar Mais, lançado em junho deste ano pelo prefeito Edivaldo. Entre os pilares do programa constam a reforma da rede escolar; implantação de sistema próprio de avaliação, sistema de gestão, de formação fundamentadas e programa de qualificação de professores, entre outras metas objetivando elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A última obra realizada na unidade – reforma e ampliação- foi na administração do prefeito Jackson Lago, em setembro de 1991.

As obras realizadas nas instalações da escola incluiu a substituição de piso, telhado, instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, revestimento de parede, pintura interna e externa da escola. Também foram adquiridos novos equipamentos, como carteiras para estudantes e professores, armários, bebedouros e para a cozinha do refeitório. Houve também a adequação de um espaço para ser utilizado como laboratório de computação.

Segundo informou a diretora Tatiana Martins, a U.E.B. José Assub conta com 402 alunos regularmente matriculados nos três turnos, mas com capacidade de ampliação deste quadro. A escola oferece vagas para o Ensino Fundamental Menor (1º ao 5º ano “), Maior (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “As matrículas ainda estão abertas. Durante o período que a escola esteve em obras os alunos estavam em férias. A partir de segunda-feira estarão de volta para cumprirmos o ano letivo de 200 dias”, diz a diretora.