PT buscará vaga na chapa majoritária de Flávio Dino em 2018

Blog do Jorge Vieira

O deputado Zé Inácio, líder da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil) no Maranhão, disse nesta manhã de terça-feira (22) a um grupo de jornalistas que cobre o Poder Legislativo que a executiva estadual do PT vai reunir na próxima sexta-feira (25) para iniciar a discussão sobre a participação do partido na chapa majoritária da aliança que apoiará a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).

O parlamentar defende a tese de que o PT deve participar da coligação apresentando o candidato a vice-governador ou a senador, mas a proposta enfrenta resistência. O presidente estadual da legenda, Augusto Lobato, por exemplo, já se manifestou publicamente sobre o assunto e afirmou que o grupo que perdeu o comando interno da sigla para ele não tem autoridade de fazer tal exigência.

Na conversar com jornalistas, no entanto, Zé Inácio advertiu que tem conversado com Augusto Lobato e que ele já começa a admitir a possibilidade do partido reivindicar uma das vagas na disputa para o Senado. O deputado petista observou, no entanto, que o fato dele abrir a discussão sobre essa possibilidade não significar dizer que o PT não participará da aliança caso não seja contemplado.

O parlamentar disse que reconhece a dificuldade que terá o governador para acomodar uma candidatura de senador do PT já tendo quatro pré-candidatos no grupo em campanha, mas que enfatizou que a discussão faz parte do jogo e que vai levar sua proposta até o final.

Zé Inácio esclareceu ainda que defenderá a proposta na Executiva e no encontro do PT que definirá sobre política de aliança para 2018, porém, adiantou que independente do resultado o partido estará na aliança com Flávio Dino.