Desembargador Tyrone José Silva toma posse como membro substituto

O desembargador Tyrone José Silva, do Tribunal de Justiça do Maranhão, tomou posse nesta quinta, 8 de junho, como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral, vaga para a qual foi eleito na sessão plenária administrativa do TJMA da ultima quarta-feira (7).

Tyrone José Silva substitui o desembargador Ricardo Duailibe, que assumiu a vice-presidência e corregedoria do TRE-MA no dia 23 de fevereiro deste ano. Ao tomar posse, ele elogiou a competência dos servidores do Regional, expressando alegria por voltar à Casa, uma vez que já atuou como juiz auxiliar da presidência durante a gestão do desembargador Bernardo Rodrigues, também agradecendo aos amigos presentes na posse.

No exercício da presidência do TRE-MA, o desembargador Ricardo Duailibe salientou a amizade fraternal que existe entre os desembargadores Raimundo Barros e Tyrone Silva, justificando a ausência de Barros devido compromissos institucionais no Encontro do Colégio de Presidente de TREs que está ocorrendo em João Pessoa.

Em saudação ao membro substituto empossado, o desembargador Bernardo Rodrigues, ex-presidente do TRE, desejou boa sorte ao amigo, enaltecendo as qualidades do desembargador Tyrone, pedindo ainda que ele continue esse homem íntegro, justo, honesto e trabalhador.

Já o membro da Corte Eleitoral Daniel Blume ressaltou que o TRE está de parabéns por receber o desembargador Tyrone José Silva neste momento histórico para o país porque Tyrone é comprometido com a causa desta justiça especializada, para a qual colaborará com sua experiência.

Também participaram da posse os desembargadores Jorge Rachid (representando a presidência do TJMA), Froz Sobrinho e Vicente Gomes de Castro, o membro da Corte Eleitoral Eduardo Moreira, os juízes Ângelo Santos (presidente da AMMA) e Nilo Ribeiro (auxiliar da presidência do TJMA), os advogados Riod Ayoub e Raul Sabóia, além de assessores e servidores do TRE.

Currículo

Formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem mais de 32 anos de magistratura. Ingressou na carreira em 1986, tendo passado pelas comarcas de Guimarães, São Mateus, Barra do Corda, Chapadinha e Imperatriz. Promovido para São Luís em 1995, exerceu inicialmente a função de juiz corregedor, passando a titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude e, posteriormente, da 4ª Vara Cível.

Pós-graduado em Ciências Jurídicas e em Direito Processual Civil, foi professor da UFMA e do Uniceuma. Ex-juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Tyrone foi também juiz de cooperação do TRE-MA, onde exerceu também o cargo de juiz auxiliar da presidência.