Deputados estaduais e federais se reúnem hoje em audiência na AL para debater a reforma política

Eduardo Braide quer reforma clara
Eduardo Braide quer reforma clara

Temas como voto em lista fechada, financiamento público de campanha, reeleição, fim das coligações proporcionais e dos vices e suplências serão, entre outros, temas cruciais a serem debatidos nesta segunda-feira  em  audiência pública proposta pelo deputado Eduardo Braide (PMN), com a participação do coordenador da bancada federal do Maranhão, deputado Rubens Jr. (PCdoB) e do ex-juiz, assessor jurídico da Rede e virtual candidato a senador, Márlon Reis, entre outras personalidades.

“Nós temos que estar atentos, nós temos que discutir esse assunto antes dele virar lei, antes de alterar a nossa Constituição Federal, antes dele ser aprovado no Congresso Nacional. Por isso, a Assembleia criou uma Comissão Especial para discutir a Reforma Política e, já na próxima segunda-feira (8), teremos uma Audiência Pública que tratará de todos os temas envolvidos no assunto”, explicou Eduardo Braide, um dos parlamentares mais preocupados com os desdobramentos da crise institucional que faz tremer o Brasil.

Os temas da audiência assombram políticos de todos os matizes, correntes ideológicas e formação partidária. Entre eles há os que vêm na proposta de eleição por lista fechada nos partidos um “golpe” na liberdade de escolha dos candidatos e fortalece o poder de fogo dos caciques partidários, que com esse controle formarão suas próprias bancadas; há, porém, os que defendem a fórmula por entender que a prática fortalecerá os partidos, que serão identificados por seus programas, doutrinas políticas e linhas ideológicas, tirando o poder de fogo dos candidatos. O financiamento das campanhas eleitorais divide gravemente a classe política, com líderes defendendo o financiamento publico puro e simples, e os que defendem o financiamento privado, por empresas, desde que regras draconianas contra caixa dois impeçam o toma-lá-dá-cá.

Eduardo Braide está convencido de que esse é o momento de debater regras definitivas para nortear a vida política do País, poupando-o de catástrofes morais e éticas como a produzida até agora pela Operação Lava Jato.

Em Tempo: a audiência será realizada nesta segunda-feira, a partir das  8 horas, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa.