Comissão de Assuntos Municipais discute transporte alternativo na Grande São Luís

Comissão de Assuntos Municipais discute transporte alternativo na Grande São Luís

A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional abriu discussão, na manhã desta quarta-feira (26), sobre problemas enfrentados por trabalhadores do transporte alternativo na Região Metropolitana de São Luís. O presidente da Comissão, deputado Bira do Pindaré (PSB), conduziu o debate, que contou com a participação de representantes do Sindicato de Transporte Alternativo e de cooperativas que fazem o transporte nos quatro municípios da Ilha.

A reunião teve a presença, também, do deputado Rafael Leitoa (PDT), de vereadores, secretários municipais e técnicos da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Além de discutir a questão das vans que circulam entre os municípios da Ilha, a Comissão de Assuntos Municipais tratou de questões relacionadas ao disciplinamento das linhas e ao cadastramento dos trabalhadores.

Durante a reunião, realizada na Sala das Comissões, o deputado Bira do Pindaré falou da importância da regulamentação dos serviços oferecidos na área do transporte alternativo. Os representantes das cooperativas reclamam das dificuldades que tem encontrado para prestar serviço à população.

“Há muitos problemas e conflitos em relação a todos esses serviços que complementam o sistema de transporte da nossa cidade e de toda a região metropolitana. Fui procurado, na qualidade de presidente da Comissão de Assuntos Municipais, e decidimos receber as comitivas dessas categorias para iniciar esta discussão”, afirmou Bira do Pindaré.

O debate ampliou-se com a análise de problemas identificados na área de trânsito e transporte da capital e dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. O deputado Bira do Pindaré ouviu atentamente os pleitos apresentados pelos participantes da reunião. E formulou questionamentos sobre deficiências tanto no transporte alternativo quanto no transporte convencional.

“Conseguimos realizar uma reunião bem representativa, com a participação das partes envolvidas e aqui os trabalhadores do setor manifestaram o desejo de regularizar esse serviço na Região Metropolitana. Não há como ignorar que, nesse setor, as demandas são cada vez mais crescentes. Daí porque é importante, a partir de agora, aprofundar esta discussão no sentido de organizar o sistema, de modo a atender às necessidades da população”, declarou Bira do Pindaré, ao final da reunião.