Eduardo José Leal Moreira é empossado como membro efetivo do TRE-MA

Eduardo José Leal Moreira foi reconduzido ao cargo de membro efetivo do TRE-MA
Eduardo José Leal Moreira foi reconduzido ao cargo de membro efetivo do TRE-MA

Desembargadores do Tribunal de Justiça, juízes, deputados federais e estaduais, procuradores, vice-prefeito de São Luís, autoridades civis e militares, familiares, imprensa e membros da Corte prestigiaram a posse de Eduardo José Leal Moreira como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão ocorrida em sessão solene na tarde desta segunda-feira (27).

“Em nome dos demais membros, saúdo o empossado, cidadão de reconhecida cultura geral, educado, de fino trato e gosto. O agora novamente juiz eleitoral, Eduardo Moreira, que tem as mesmas raízes jurídicas que eu, pois ambos tivemos como professor um dos mais notáveis advogados maranhenses: seu pai, Kleber Moreira, decano da advocacia aqui presente”, discursou o desembargador Ricardo Duailibe, corregedor do TRE-MA.

Agradecendo, Moreira reconheceu a importância inegável que esta cerimônia tinha para ele. “Porque se trata de recondução, me impunha fazer um discurso mais discreto, tanto que não fiz nada escrito, visto que sou mais afeto à escrita que a fala. São três palavras que têm a ver com este momento para mim. A primeira é a alegria de estar de volta a esta Casa, onde fui muito feliz. A segunda é de agradecimento a todos os presentes e por último compromisso, porque é um compromisso uma vez mais, pela terceira vez, com a probidade do cargo, com a serenidade do trato neste cargo, sobretudo com a responsabilidade de ser um magistrado eleitoral, ainda que não seja vitalício”, destacou.

Já o presidente do Tribunal, desembargador Raimundo Barros, desejou boas-vindas, enaltecendo as qualidades do empossado como homem público.

Perfil do empossado

Eduardo José Leal Moreira é natural do Rio de Janeiro e tem 42 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, advogado desde 1998, pós-graduado e pós-graduando em áreas do Direito e Administração. Foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Maranhão de 2003 a 2015 (4 mandatos). Foi escolhido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão para compor 4 listas tríplices para ocupar o cargo de juiz do TRE-MA (1 como substituto e 3 como titular), tendo sido escolhido em 3 delas, a primeira em 2013, como substituto, a segunda em 2014, como titular, e a terceira, em 17 de março de 2017, para recondução como titular.