Autoridades monitoram obras emergências após desabamento de comportas

Gilson Teixeira/O Imparcial
Na manhã de ontem (18), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretária de Infraestrutura do Estado (SINFRA), estiveram no local para averiguar a situação e tomar providências imediatas para evitar problemas mais graves.
As autoridades afirmam que no momento as condições da estrutura não oferece risco a moradores da região. “O cabo de aço rompeu e causou o arrastamento das comportas, mas nesse momento não há nenhum tipo de ameaça a casas ribeirinhas, pois estamos em maré baixa”, afirmou João José Azevedo subsecretario da SINFRA.
O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Paulo Andrade, informou que um mapeamento esta sendo por precaução, mesmo segundo ele não tendo riscos. “O Corpo de Bombeiros está fazendo um mapeamento da região, caso algo de maior proporção possa acontecer à defesa da população local será feita. Com isso está sendo elaborado um trabalho de acompanhamento e monitoramento na estrutura”.
Apesar do que foi esclarecido pelo Corpo de Bombeiros e engenheiros da SINFRA, os moradores da região estão apreensivos e torcem para que a obra tenha inicio e logo seja concluída antes da maré alta.
O presidente da associação de moradores do Sá Viana Alex Kennedy Rodrigues informou que o acontecido não foi uma novidade. “O desabamento era uma tragédia anunciada, desde o governo passado a este novo, sempre vínhamos comunicando e nenhuma providencia foi tomada”.
Pedras estão sendo colocadas no local para conter a água, e para que o trabalho de recuperação das comportas seja realizado. A estrutura deve conter até mesmo a maré alta.
A estrutura das comportas já tem mais de 30 anos em uso, e a falta de manutenção, pode ter sido a causa do rompimento.