Bomba- Iara Quaresma e nem Rodrigues Neto poderão disputar as eleições; Cita Braga poderá ser a candidata ao cargo de prefeita pelo grupo

Não adianta mais, a ex-prefeita de Nina Rodrigues Iara Quaresma (PDT), e seu Filho o também pré-candidato Rodrigues Neto não poderão disputar as eleições municipais do ano que vem.

E o que mostra detalhadamente o professor e analista judiciário do TRE-MA, Flávio Braga. Antes, a Justiça Eleitoral recusava muitos julgamentos pelos tribunais de contas.

Uma das inovações mais virtuosas trazidas pela Lei da Ficha Limpa atingiu em cheio os prefeitos municipais que tiverem contas de gestão desaprovadas diretamente pelo Tribunal de Contas do Estado. A previsão está agasalhada na nova redação dada à controvertida alínea “g”, inciso I, do artigo 1º da Lei das Inelegibilidades, que manda aplicar o disposto no artigo 71, inciso II, da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesas, sem exclusão de mandatários (gestores) que houverem agido nessa condição. Por óbvio, todo prefeito detém a condição de mandatário e de administrador público.VEJA

No caso da ex-prefeita Iara, a câmara municipal de Nina Rodrigues aprovou suas contas em uma manobra feita pela presidência, só que de acordo com a nova lei, a decisão dos vereadores não será levada em conta.

O Blog do Kiel Martins procurou explicações de dois advogados eleitorais renomados, e o que eles fizeram foi só confirmar o que explicou em artigo Flávio Braga.

Segundo fontes do Blog, Iara já trabalha no proposito de emplacar o nome da vereadora Cita Braga (PSDB), para disputar pelo seu grupo a vaga do cargo de chefe do executivo municipal.

Rodrigues Neto também não poderá disputar as eleições do ano que vem por conta de outro impedimento, mas isso é outra historia para os próximos capítulos dessa novela que promete movimentar a cada dia o cenário politico de Nina Rodrigues.