Assembleia concede Título de Cidadão a advogado e desembargador do TRE Eduardo Moreira

Em concorrida Sessão Solene realizada na manhã desta terça-feira (11), presidida pelo deputado Humberto Coutinho (PDT), a Assembleia concedeu o Título de Cidadão Maranhense ao advogado e desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), Eduardo José Leal Moreira.  A proposição, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo deputado Othelino Neto (PC do B).

“Tenho por critério pessoal só aprovar a concessão de título de Cidadão Maranhense a quem, de fato, tem relevantes serviços prestados ao Estado do Maranhão. É o caso do homenageado deste dia. A deferência desta Casa ao advogado Eduardo José Leal Moreira é tão grande que realizamos esta sessão no dia de hoje, terça-feira, quando normalmente se realiza sessões solenes às quintas-feiras. Mas, como 11 de agosto é o Dia do Advogado, homenageamos hoje esse grande maranhense e, ao mesmo tempo, a todos os advogados”, disse Othelino Neto na sua fala de apresentação e saudação ao homenageado.

Othelino revelou que Eduardo Moreira nasceu no Rio de Janeiro, no antigo Estado da Guanabara, que é filho do renomado advogado Cléber Moreira, e que desde criança vive em São Luís, acrescentando ser amigo de muito tempo do homenageado e que passou a admirá-lo cada dia mais por seu trabalho no meio jurídico. “Ele prepara e fundamenta muito bem seus votos e demonstra ter muito zelo pelo “bom direito”. Tem se revelado um brilhante advogado e tem a maranhensidade em seu coração”, ressaltou.

O deputado Edilázio Júnior (PV), que é advogado, também fez questão de saudar o homenageado. “Esta Casa presta uma homenagem merecedora ao Dr. Eduardo Moreira, um brilhante advogado a quem aprendi a admirar e respeitar. Destaco ainda que esta Casa aprovou por unanimidade a concessão deste merecido título”, destacou.

HOMENAGEADO

Com a voz embargada, o advogado e desembargador Eduardo Moreira afirmou estar vivendo o momento mais feliz de sua vida tanto quanto foi o do seu casamento. “Esta é maior honra de toda a minha vida. A partir de hoje sou maranhense de fato e também de direito. Tenho orgulho de ser cidadão deste estado maravilhoso. Agradeço de coração a Assembleia Legislativa por essa concessão”, observou.

Eduardo Moreira lembrou, na oportunidade, o orgulho que sentiu ontem (10), quando da inauguração do Terminal de Grãos e Cargas (TEGRAN) pela presidente Dilma Roussef (PT), pelo fato de ter presidido o Comitê Jurídico que realizou as licitações necessárias para a contratação dos serviços de construção daquele empreendimento. “Sinto muito orgulho de ser maranhense e finalizo minhas palavras recorrendo ao livro do Torá, quando diz: Não é o lugar que deve honrar o homem, mas o homem que deve honrar o lugar”.

PRESIDENTE

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, afirmou ser hoje (11) um dia de muita importância, que é o Dia dos Advogados, e que a concessão do título de Cidadão Maranhense ao advogado Eduardo Moreira era uma forma de reconhecer seus méritos e também de homenagear todos os advogados do Brasil e do Maranhão. “A Assembleia está de parabéns por este importante momento, o homenageado e todos os advogados”, assinalou.

Dentre outras autoridades e personalidades, participaram da Sessão Solene os desembargadores Jamil Gedeon, José Eulálio Figueiredo,  Clodomir Sebastião Reis, José Vicente de Paulo, José Bernardo Silva Rodrigues, José de Ribamar Froz Sobrinho; o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), o jornalista Benedito Buzar; o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia;  o Subsecretário de Estado de Gestão e Previdência, Cláudio Furtado; o deputado federal Victor Mendes (PV) e os deputados estaduais Valéria Macedo (PDT), Glalbert Cutrim (PRB), Eduardo Braide (PMN).