“É inadmissível que as pessoas madruguem em uma fila para marcarem uma consulta”, lamenta deputado Wellington ao destacar o Dia Nacional da Saúde

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna, na manhã de hoje (5), para apresentar proposição em defesa da Saúde Pública. Na ocasião, o parlamentar solicitou que fosse encaminhado expediente à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, solicitando que apreciasse a possibilidade de implantar o sistema de teleagendamento para marcação de consultas.

Na oportunidade, o parlamentar enfatizou a situação da Central de Marcação de Consultas da capital que, apesar de ter sido “descentralizada”, ainda é o motivo pelo qual muitas pessoas madrugam em filas enormes à espera de uma senha.

“Hoje é o dia nacional da saúde. No entanto, não há muito o que comemorar. Ao analisar a marcação de consultas, nos deparamos com o fato de as pessoas precisarem passar a noite em claro para conseguirem uma senha e, só então, marcarem suas consultas. É inadmissível que as pessoas madruguem para marcar uma consulta”, reivindicou.

Para Wellington, o teleagendamento de consultas, sistema já adotado em outros estados, poderia atenuar tal cenário.

“Almejando atenuar tal problemática, solicitamos hoje que a Secretaria Municipal de Saúde da capital maranhense apreciasse a possibilidade de implantar o teleagendamento para marcação de consultas. Através do teleagendamento, o cidadão maranhense não mais precisaria passar a madrugada para conseguir marcar uma consulta. Há muitos desafios a serem superados, mas nenhum deles deve se sobrepor à dignidade de cada maranhense. O cidadão merece respeito e a saúde é um direito de todos e, também, dever do Estado”, enfatizou o deputado.