Aprovado projeto de Rubens Jr que cria Zona Franca de São Luís

O Projeto de Lei 180/2015 para criação da Área de Livre Comércio de São Luís deu seu primeiro passo na manhã desta quarta-feira (10/jun). O PL foi aprovado por unanimidade na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. A votação foi comemorada pelo vice-líder do PCdoB Rubens Pereira Jr (MA).

“Esse projeto visa promover o desenvolvimento regional e, consequentemente, o aumento do emprego e renda dos maranhenses”, afirmou Rubens Jr.

O projeto prevê a criação de uma área de livre comércio de mercadorias, a exemplo da Zona Franca de Manaus, que permite a produção de equipamentos de informática e eletrônicos na capital amazonense. Rubens Jr avalia que, se aprovado, o projeto irá levar “mais indústrias para o Maranhão”, fazendo do Maranhão um fabricante e exportador de eletrodomésticos, eletrônicos, veículos automotores, entre outros.

“A implantação dessa área de livre comércio pretende suprimir o paradoxo consistente no fato de que a cidade de São Luís ainda exibe uma das menores rendas per capita dentre as capitais brasileiras, uma vez que possui considerável infraestrutura portuária e abundância de recursos naturais e matéria-prima”, ressaltou Rubens.

Para que o projeto se torne uma realidade tem que ser aprovado nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; na Finanças e Tributação; e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Se aprovado, o projeto segue para o Senado.