Humberto Coutinho trava a maior batalha da sua vida: reeleger o sobrinho prefeito de Caxias

Rico, poderoso, influente e com uma parte do Maranhão aos seus pés, o deputado estadual Humberto Coutinho, atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, não consegue usar todo o poder adquirido em quase 30 anos de política para ajudar o sobrinho, Leonardo, a melhorar sua popularidade em Caxias.

Em todas as pesquisas feitas pelo deputado, o sobrinho se arrasta no quesito popularidade e isso tem feito HC perder noites de sono.

Apegado a pesquisas de opinião para medir os humores do eleitorado, desde que assumiu o poder no município Humberto Coutinho sempre fez uma sondagem mensal para se certificar como estava o terreno onde pisava.

Elegendo o sobrinho como sucessor em 2012, ele tinha planos para ficar menos preocupado com a administração e com os afazeres políticos, afinal, a idade recomendava uma vida mais tranquila e pensamentos menos estressantes na sua terra para sonhar com degraus mais altos na política.

Mas veio o câncer e com ele novos desafios e novos planos.

Aparentemente vencendo a doença, Humberto Coutinho conseguiu reeleger-se deputado e comandar a Assembleia Legislativa do MA.

Empolgado, o plano passou a ser o Senado.

Mas tarefa bem maior que vencer o câncer e sonhar com uma vaga de senador é passar por cima de uma barreira quase que intransponível: reeleger Léo Coutinho prefeito de Caxias.

As pesquisas de opinião, antes mensais, agora são quinzenais.

Em abril deste ano foram 3 as sondagens encomendadas pelo presidente da AL na princesa do sertão. Em todas um triste e realista quadro desenhado: o sobrinho se saiu pior que o mais pessimista cenário criado quando o escolheu para sucedê-lo.

A encomenda de novas pesquisas só tende a piorar e agravar a compulsão em saber o que se passa na cabeça do eleitor caxiense.

Até o período das convenções partidárias, a cada inauguração de obra e a cada evento festivo veremos funcionários da Escutec batendo nas portas medindo a popularidade do jovem prefeito.

E a cada resultado apresentado a certeza de uma noite de sono perdida por Humberto Coutinho.

Que decepção…