São João de São Luís não terá Boi da Maioba

Essa eu sinceramente não acredito que seja de conhecimento do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

A Fundação Municipal da Cultura (Func) de São Luís, comandada pelo petista Marlon Botão, divulgou ontem (1º) a relação das brincadeiras que irão se apresentar durante o São João da capital.

E, dentre os 80 grupos de Bumba-Meu-Boi selecionados (vejam só!) não está o Boi da Maioba.

Isso mesmo: o Boi da Maioba está fora

Nada contra todos os que foram selecionados – cada um dá, a sua maneira, uma contribuição para a cultura maranhense. Mas imaginar um São João em São Luís sem o Boi da Maioba, uma das referências do gênero, é surreal.

Segundo os critérios da Func, o Boi da Maioba ficou apenas 133º lugar na seleção de propostas, que avaliou “portfólio ou currículo artístico com notícias e fotos sobre o grupo, texto descritivo sobre a história e relevância do grupo para a cultura maranhense, CD ou DVD com algum registro, repertório musical coerente com as propostas de show musical, entre outros requisitos que constavam em edital de seleção”, de acordo com nota da Prefeitura. Como eram apenas 80 vagas, o grupo ficou de fora.

Brincadeiras como o Boi da Maioba, de Maracanã, de Axixá, de Morros, de Nina Rodrigues e Cacuriá de Dona Teté (perdão se esqueci algum de igual expressão) não deveriam sequer entrar em concurso de projetos.

A presença delas nas festas juninas apenas acrescenta aos arraiais. Engrandece, na verdade.

Portanto, fica a certeza de que o prefeito Edivaldo Júnior não vai deixar um dos maiores bois do estado de fora do maior São João do Maranhão.

Gilberto Léda