Senador João Alberto não permitirá desfiliação de Gil Cutrim do PMDB e gera mais crise no partido

O Senador João Alberto (PMDB), mandou um recado para o prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim (PMDB), segundo uma fonte do Blog do Kiel Martins o senador não permitirá a saída do prefeito do partido.

Não é de agora que o prefeito quer sair do partido, algumas conversas foram feitas, mas sem nenhum acordo entre as partes. Após Gil romper com grupo Sarney, conversas da cúpula do partido foram feitas, e uma das pautas foi que o partido não permitirá que nenhum mandato seja perdido, e principalmente o partido não permitirá a desfiliação do prefeito.

A Constituição Federal determina que, qualquer cidadão, para ser candidato, precisa estar filiado a um partido político. Uma vez o candidato filiado, preenchendo todos os requisitos e consagrando-se vencedor ao pleito, ele deve continuar no partido no qual foi eleito até o final do mandato eletivo.

Segundo a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 22.610/2007, toda desfiliação partidária sem declaração de justa causa pode resultar na perda de cargo eletivo.

Resta saber qual o caminho que essa conversa vai ter…