Reflexo do descaso: Maranhão é mais uma vez notícia nacional como o local mais pobre do Brasil

Programa mostrou uma triste realidade de maranhenses que passam fome

A Rede Record trouxe ontem no programa Repórter Record Investigação uma reportagem que mostra como há miseráveis no Maranhão. Famílias inteiras que passam fome e até atrocidades como o estupro de uma criança em troca de comida.

Essa é mais uma triste realidade do estado mostrada em rede nacional. De quem é a culpa? Dos gestores públicos – não somente de um ou dois ou um grupo, mas de uma série de políticos –  que por anos e mais anos (e muitos continuam assim) regem o dinheiro público como se fosse particular.

A reportagem da Record mostra pessoas “invisíveis” que não têm direito nem ao Bolsa Família porque no programa do governo federal também está recheado de corrupção cometida por prefeitos.

A equipe da Record tentou contato com vários prefeitos de vários municípios, mas em alguns somente os secretários municipais respondiam e a alegação era sempre a mesma: o município é muito pobre e não há verba suficiente para atender todas as demandas de políticas públicas.

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi entrevistado e ele, como conhecedor da situação do Estado, mostrou o que faltou ser investido para que essa situação fosse diferente e apresentou as ações que já estão sendo colocadas em prática para mudar esse triste cenário. Mas mesmo com a firmeza nas palavras e a vontade de transformar o Maranhão, fica claro também que o resultado do descaso de anos não será resolvido em quatro.