Bancada maranhense na Câmara debate refinaria de Bacabeira

A primeira reunião da bancada maranhense na Câmara dos Deputados foi marcada pela discussão acerca do anúncio da Petrobras de não mais construir a Refinaria Premium I no município de Bacabeira. Nesta segunda-feira (2), o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB) apresentou requerimento de informações à Petrobras sobre o cancelamento da obra. Rubens Jr pediu uma cópia da ata da reunião que decidiu pelo cancelamento e o estudo técnico que apontou que o projeto não tinha viabilidade.

Durante a reunião, o ex-governador José Reinaldo (PSB) lembrou que passam pelo Porto de Itaqui 150 mil barris para abastecer toda a Região Norte. Segundo o deputado, que irá assumir a Secretaria de Energia do governo do Maranhão, isso mostra que há demanda para construir uma refinaria no estado.

“O projeto da refinaria é importante não só ao município, mas ao Maranhão”, afirmou o prefeito de Bacabeira, Alan (PTB), que esteve presente à reunião. Ele destacou a posição geográfica da cidade. “É próxima à rodovia federal, a duas rodovias e à baia de São Marcos”, afirmou.

A bancada debateu a possibilidade de pedir uma audiência no Ministério de Minas e Energia.