Parabéns Nina Rodrigues pelos seus 53 anos de emancipação política

Parabéns Nina Rodrigues pelos seus 53 anos de emancipação política. Cidade acolhedora, de gente simples, princesa do munin, nossa amada Nina completa mais um ano.

História da Fundação

O antigo povoado da Vila da Manga do Iguará iniciou-se no local chamado Fortaleza, antigo ponto obrigatório de passagem de boiadas com destino ao municípios de Icatú e Morros. Manga, neste caso, não diz respeito à fruta, mas a uma estreita passagem para gado, uma espécie de corredor com paredes de varas que conduz a um rio e que serve para guiar bois.

A Vila conquistou sua emancipação em 30 de dezembro de 1961, desmembrado de Vargem Grande, e, mesmo tendo um histórico de lutas contra as desigualdades sociais, recebeu, ironicamente, o nome do médico e antropólogo de ideologias racistas, Dr. Nina Rodrigues. Porém, o povo da Manga ainda se reconhece com o seu antigo nome.
O município Nina Rodrigues possui, segundo o senso 2010, 12.464 pessoas dentro de uma área de 572.506 km². Localiza-se no Nordeste brasileiro e possui uma vegetação de cerrado. Embora esteja inserido geograficamente nesse bioma, é banhado por muitos rios e igarapés, entre eles, os rios Preto, Munim e Iguará, que torna seu clima quente e úmido propício ao desenvolvimento de florestas equatoriais deixando-o mais parecido com o clima amazônico.
São 53 anos de glórias e alegrias

Fotos Hilton Viana.